ESTUDO DIRIGIDO FARMACOLOGIA ENFERMAGEM
20/03/2015
Nome: Leonardo Moreira Dias
Matricula: 91591 1.Quando um paciente está fazendo uso de Polifarmácia? Quando o paciente faz o uso de vários medicamentos.
2.Quais os tipos de interações medicamentosas podem acontecer? Medicamento/Medicamentos, Medicamento/Alimento e Medicamentos/Outras Drogas como por exemplo: tabaco, álcool, drogas de abuso, inseticidas, produtos de limpeza, cosméticos e outros.
3. Quais os principais objetivos da associação medicamentosas?
Potencialização de efeitos terapêuticos, Diminuição de efeitos colaterais, Diminuição de doses terapêuticas, Prevenção de resistência / Tolerância, Obtenção de ações múltiplas e amplas e Proporcionar maior cuidado ao paciente.
4.Comente a interação álcool/medicamento em pacientes que fazem uso de forma crônica e aguda.
Em doses agudas: são inibidores enzimáticos, aumentam a biodisponibilidade e em doses crônicas: passam a atuar como indutores enzimáticos e aceleram o processo metabólico dos fármacos, promovendo uma diminuição dos seu efeito farmacológico.
5.Comente os fatores farmacocinéticos que interferem nas interações medicamentosas? Os fatores farmacocinéticos interferem na ABSORÇÃO, DISTRIBIÇÃO,
METABOLISMO E EXCREÇÃO das interações medicamentosas.
6.Quais são os fatores que devem ser considerados no armazenamento dos medicamentos?
Podem ocasionar reações quando misturadas em frascos ou seringas.
7. Defina interações físico-químicas e interações terapêuticas.
Interações físico- químicas: Ocorrem incompatibilidades entre as drogas fora do organismo, podendo assim levar a inativação dos fármacos e Interações terapêuticas: Ocorrem dentro do paciente, após a administração do medicamento, importantes para antagonizar efeitos de altas doses, prevenir efeitos tóxicos ou atuar como antídotos.
8. Comente as Interações Farmacodinâmicas
Ocorrem nos sítios de ação dos fármacos, envolvendo os mecanismos pelos quais os efeitos desejados se