Estudo dirigido de farmacologia
ANESTÉSICOS GERAIS E LOCAIS
1. O que são anestésicos gerais?
Anestesia Geral é um termo utilizado para designar uma técnica anestésica que promove inconsciência total, abolição da dor, amnésia, inibição dos reflexos sensoriais e relaxamento do paciente, possibilitando a realização de qualquer intervenção cirúrgica conhecida. Pode ser obtida com agentes inalatórios e/ou endovenosos.
2. Qual o mecanismo de ação dos anestésicos gerais?
Os anestésicos gerais possuem o mecanismo de ação não totalmente esclarecido, porém foram evidenciadas sua ação no canal de cloreto-receptor GABA. Além disso, os anestésicos inalatórios causam hiperpolarização da membrana através da ativação dos canais de potássio.
3. Cite 03 exemplos de anestésicos gerais inalatórios.
Os anestésicos gerais inalatórios são o halotano, o enflurano, o isoflurano, o desflurano, o sevoflurano e o metoxiflurano.
4. Cite 03 exemplos de anestésicos gerias intravenosos.
Os anestésicos gerais intravenosos incluem os barbitúricos (tiopental), benzodiazepinicos (midazolam, diazepam), analgésicos opióides (morfina, fentanil), propofol, cetamina, entre outros fármacos.
5. Quais são os estágios provocados pelos anestésicos gerais?
Os estágios provocados pelos anestésicos gerais são os efeitos causados de maneira crescente no sistema nervoso central. Podem ser divididos em: * Estagio de analgesia: o paciente apresenta analgesia podendo ocorrer amnésia. * Estagio de Excitação: ocorre amnésia e o paciente pode parecer estar delirante e excitado. Além disso a respiração é irregular com ocorrência de vômitos e apresentação de incontinência devido ao paciente debater-se. Esse estágio termina com o restabelecimento da respiração, o que deve ser feito o mais rápido possível. * Estagio de anestesia cirúrgica: ocorre a cessação da respiração espontânea. Alterações dos movimentos oculares, reflexos oculares e no tamanho da pupila podem ser