Estudo Dirigido Cap 1 E 2
Disciplina: Teorias Psicológicas III - Humanismo
Profa. Ms. Juliana Pita
Aluno(a): Isanete Henrique Pinheiro de Carvalho
Critérios para análise da resposta:
a) estrutura lógica da argumentação;
b) competência para abordar os problemas de modo conceitual;
c) capacidade de interpretar a questão;
d) correspondência entre pergunta e resposta.
1) Após a leitura dos textos 01 e 02 da apostila de Teorias III Humanismo, explique, com suas palavras, o contexto do surgimento da Psicologia Humanista (0,5 ponto).
As idéias sobre o Humanismo começaram a surgir na Grécia, com os Sofistas, onde estes afirmavam que a sabedoria vinha do Homem e não dos deuses, o que muito foi criticado. Somente no fim da Idade Média, com o Renascimento, através da substituição do Teocentrismo pelo Antropocentrismo, teve-se o inicio então do Movimento Humanista, e a consolidação das afirmações dos Sofistas. Esse movimento levou o homem a se questionar, a repensar seu papel no universo, sua capacidade de conhecimento sobre o mundo e sobre si mesmo.
A Psicologia Humanista surgiu muito depois, nos anos de 1930, nos EUA, e ficou conhecida como a terceira força da Psicologia, tendo em vista os pensamentos contrários aos do Behaviorismo e da Psicanálise, pois defende as idéias de que o homem é ativo e não reativo em relação ao ambiente e ao estudo deste homem como um todo e não em partes.
As primeiras teorias da Psicologia Humanista coincidiram com a elaboração e promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, criada em 1848 com intuído de evitar novas guerras e quem sabe alcançar a paz, garantindo direitos iguais a todos, independente das experiências culturais, históricas e ambientais, mesmo reconhecendo a individualidade de cada um.
Maslow foi um dos principais autores da Psicologia Humanista, estudou a teoria organísmica, a interação entre o corpo e a mente, a junção dos dois e de como um pode afetar o outro, com isso, sendo dependentes. Criou a hierarquia das