Estudo dirigido - Biologia estrutural
Biologia Estrutural
ESTUDO DIRIGIDO - I
1- Explique, resumidamente, a teoria de que todas as células descendem de uma célula ancestral comum.
Os primeiros organismos vivos existentes na Terra eram pequenos e unicelulares. Possuíam DNA - RNA - Proteínas.
A Célula primordial, os coacervados, foi se estruturando após a Evolução Química, tornando-se macromoléculas, sendo assim, novas macromoléculas foram se completando e formando novas estruturas.
Este processo inicia com uma polimerização a partir de transcrição, na qual segmentos da sequencia de DNA fazer a síntese de molécula – polímeros de acido ribonucleico (RNA). Após, num processo mais complexo de tradução, muitas moléculas de RNA direcionam a síntese de polímeros (proteínas).
Sendo assim toda célula deve prover síntese de DNA, RNA e proteína.
2- Quais evidências que observamos nos organismos atuais que nos fornece comprovação de que descendemos de um ancestral comum?
A presença de DNA, RNA, proteínas e núcleo.
3- Após o período de evolução, são definidos dois grandes grupos de organismos quanto ao tipo celular: os procariotos e eucariotos. Diferencie estes tipos celulares quanto a morfologia e o funcionamento.
Células Procariontes – são unicelulares; os cromossomos não estão separados do citoplasma por membrana; não há proteção do material genético, o nucleóide não tem delimitações; não possuem organelas membranosas; os ribossomos são imersos no citoplasma; não possuem citoesqueleto. São conhecidas como bactérias e cianobactérias.
Destacam-se: parede celular, membrana plasmática, citoplasma e nucleóide.
Apresenta núcleo difuso, sem carioteca e núcleo. O citoplasma só possui ribossomos, faltando os demais organóides citoplasmáticos.
Células Eucariontes – podem ser unicelulares ou multicelulares; possuem membrana plasmática para proteção de seu material genético (núcleo e cromatina) e organelas com funções especificas; possuem citoesqueleto; não possuem parede rígida,