Estudo Dirigido Antropologia
-Questões
01) Essa experiência permitiu Bourdieu a realizar o que ele cogita como antropologia reflexiva, pois ele relata a intervenção francesa sobre tribos nômades e rurais na Argélia, e a modificação das atividades diante da nova ordem imposta. Essa experiência associa a etnologia que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia a fim de apreciar, analisar e comparar as culturas, relacionando com a sociologia que estuda a relação entre pessoas de um mesmo grupo ou grupos diferentes. Bourdieu se aproximou então dos teóricos norte-americanos que ordenaram o conceito de aculturação naquele local. Assim ele pôde analisar sobre a cultura local considerando o fato da aculturação e estabelecendo um olhar mais privilegiado de ambas culturas existentes sobre uma aculturação imposta por uma dessas que permitiu mudanças e adaptações nesses dois grupos distintos.
02) As principais contribuições são as primeiras análises na Argélia, pois tratam-se de uma imposição ou seja os colonizadores impondo sua cultura, impondo nova ordem social e econômica aos povos da Argélia, essas contribuições nos permitem analisar a forma de aculturação exercida nesse local e acompanhar os efeitos das mudanças sofridas pelos colonizados.
03) Bourdieu diz que é necessário ir além do discurso público ou seja deixar de lado o que não importa e focar em quem prática as ações, ou seja reintroduzir os sujeitos da prática para compreender o significado das ações. No entanto para entender o conceito de cultura segundo Bourdieu deve-se relaciona-lo a uma sociologia que por sua vez vai analisar as atitudes de uma pessoa em determinado grupo social e explicar seus atos e também das relações de poder que influenciam os indivíduos a tomar decisões. Somente esta combinação vai permitir ao pesquisador compreender o porquê de tais ações. Exemplo: Duas pessoas decidem se casa ( considerando o conceito de monogamia). Uma pessoa de nacionalidade indiana, por exemplo, não