Estudo dirigido do texto introdução à antropologia: conceitos principais
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTUDO DIRIGIDO DO TEXTO
Introdução à Antropologia: conceitos principais
Gisele Marisa Klein
Lajeado, agosto de 2010
Antropologia enquanto uma Ciência Social.
A Antropologia, assim como outras ciências, realiza o estudo do homem e da humanidade abrangendo todas as suas dimensões. Portanto, distingue-se por incluir na sua área de estudo as questões de ordem físicas, anatômicas e estruturais do homem atendida pela Antropologia Física que trata do homem como organismo físico.
Cultura para a Antropologia
Cultura são estudos que se referem ao comportamento do homem, particularmente no que diz respeito às atitudes padronizadas e rotineiras. Para o antropólogo, cultura é a forma de vida de um grupo de pessoas, uma configuração dos comportamentos aprendidos, aquilo que é transmitido de geração em geração por meio da língua falada ou simples imitação. Não se trata de um comportamento instintivo, mas de algo que resultou de mecanismos departamentais inseridos pelo indivíduo. A cultura é que determina a diferença de comportamento entre os homens, pois ele age de acordo com os seus padrões culturais, ele é resultado do meio em que foi socializado.
Como a Antropologia define como Universal Cultural
Universais são características que podem ser evidenciadas empiricamente e que são encontradas de forma regular em todas ou quase todas as culturas. Suas causas são diversas. Em pouquíssimas palavras, universais são em parte resultados da biologia humana, em parte resultado de difusões generalizadas e em parte o efeito concreto de uma vida humana num mundo material que é semelhante, em alguns aspectos, em todos os lugares. Universais culturais são interessantes quando eles não são vistos como absolutos nem como o contrário de diferenças, mas como padrões no ‘mar da diversidade cultural’.
Etnocentrismo e relativismo cultural
Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o