Estudo dirigido ambiente economico
Globalização Milton Santos – O mundo visto do lado de cá.
Primeira globalização foi a ocupação territorial, a segunda globalização foi a fragmentação desses territórios, onde a tecnologia foi um sonho de um mundo melhor, humanismo virou consumismo, e aumentou ainda mais a diferença entre os ricos e pobres.
Criou a existência de três mundos em um só, primeiro a globalização como um conto de fadas, como vemos e sonhamos. Segundo a globalização como é, perversidade. Terceiro como pode ser uma nova globalização.
A chegada da globalização na América latina foi extremamente ruim, criando greves e revoltas em vários países, como Equador, Bolívia, Argentina, Brasil. Países de primeiro mundo queriam o crescimento dos países pobres, fizeram varias medidas para isso acontecer, como privatizações, aumento de impostos, isso para tentar acabar com a crise financeira e que foi o que causou mais raiva na população.
Exploração de mão de obra em países de terceiro mundo, aumento de desemprego e pobreza, salario médio menor, diminuição da classe media, má distribuição de comida pelo mundo, já que é produzida mais comida do que se pode comer, e o principal falta de solidariedade entre os países ricos com países pobres.
Socialismo puro contra as desigualdades do capitalismo. Capitalismo permite a livre circulação de mercadorias, dinheiro e serviços, porem proíbe a circulação de indivíduos. Europa e Estados Unidos da América controlam fronteiras para proibir a entrada de pessoas de outros países que vão em busca de um “futuro melhor” nas maiores cidades onde se encontra dinheiro.
Mídia são os agentes internacionais da informação, controla a interpretação do que acontece no mundo, sempre é controlada por alguém que tem poder e quer que a população ache que aquele jeito de pensar é o mais correto.
As noticias são as interpretações de fatos que são manipulados de acordo com interesses pré-determinado.
Informação é o maior instrumento de