ESTUDO DIRIGIDO 1
R: A expressão nos faz refletir que a educação, ao contrário do que muitos pensam, ultrapassa o ambiente escolar. O processo educacional ocorre informalmente no cotidiano e nas relações humanas, através da troca de experiências e conhecimentos. A aprendizagem pode acontecer de várias maneiras, a partir do momento que observamos e entendemos. E nesse processo, podemos nos encontrar ora no papel de aprendizes, ora no papel de professores.
No texto eu destacaria os dois trechos abaixo, que expressam a mesma ideia da expressão: “Em mundos diversos a educação existe diferente: em pequenas sociedades tribais de povos caçadores, agricultores ou pastores nômades; em sociedades camponesas, em países desenvolvidos e industrializados; em mundos sociais sem classes, de classes, com este ou aquele tipo de conflito entre as suas classes; em tipos de sociedades e culturas sem Estado, com um Estado em formação ou com ele consolidado entre e sobre as pessoas”.
“Da família à comunidade, a educação existe difusa em todos os mundos sociais, entre as incontáveis práticas dos mistérios do aprender; primeiro, sem classes de alunos, sem livros e sem professores especialistas; mais adiante com escolas, salas, professores e métodos pedagógicos”.
2) Por que os índios não enviaram seus jovens às escolas dos Estados Unidos?
R: Por que os índios sabiam que a educação dada ao colonizador não serviria para a educação dos colonizados.
As escolas dos Estados Unidos estavam preparadas apenas para formar jovens com conhecimentos que não teriam utilidade na vida selvagem. Elas não ensinariam o que fato era importante para os índios: viver na floresta, suportar o frio e a fome, caçar, matar o inimigo ou