Estudo de viabilidade
N° do Projeto: 97.2044.2-001.00
Ilhabela & Berlin, Abril/Maio 2000
Da parte da
Deutsche Gesellschaft für technische
Zusammenarbeit (GTZ) mbH
Postfach 5180
56726 Eschborn
Engenheiro Bernhard Schenk
Resumo dos Resultados
No âmbito do projeto setorial “Promoção do Tratamento Mecânico-Biológico do
Lixo” um estudo foi realizado durante o período do dia 17 de abril até o dia 12 de maio 2000 para pesquisar a possibilidade de implementar uma instalação de tratamento mecânico – biológico (TMB) no aterro do município de Ilhabela/Brasil.
O estudo deve avaliar se esta maneira de tratamento do lixo é praticável para uma área de geração do lixo pequena, como Ilhabela, com cerca de 8.800 toneladas de lixo por ano e condições climáticas de uma região subtropical, com muita chuva e sol. A situação da disposição do lixo em Ilhabela é caracterizada por um aterro sem impermeabilização da base, onde o lixo embrulhado em sacos de plástico será compactado com um trator de esteira. A fração orgânica de quase 50 % vai produzir prejuízos ambientais graves por causa da produção de gás, líquidos percolados e recalques do corpo do lixão.
Na primeira fase (cap. 3) do estudo a situação da gestão de lixo foi analisada para estimar se a implantação do tratamento mecânico – biológico vai melhorar a disposição do lixo. Esta fase resultou em compilar conclusões a respeito dos objetivos do estudo (cap. 3.11). Com respeito às condições do aterro, o volume e a composição do lixo, a aceitação da população, bem como a situação das despesas e receitas, nenhum critério impede a implantação de novas maneiras de tratamento de lixo.
Na segunda fase as opções de ação foram desenvolvidas para otimizar a sistema de disposição do lixo (cap. 4). A disposição do lixo atual não foi considerada, por causa do baixo nível técnico.
Considerando o volume baixo do lixo, o