Estudo de viabilidade
| Análise de Sistemas |
- Análise de Viabilidade -
Trabalho Elaborado por:
Carlos Aguilar, nº 27886
Pedro Arcão, nº 22408
Wilson Roque, nº 27636
Tecnologias e Sistemas de Informação
Viabilidade técnica
Na nossa análise de viabilidade técnica constámos que esta era possível, pois o risco era mínimo, uma vez que o projeto está enquadrado na nossa área de formação.
Na área funcional estamos familiarizados com a aplicação que pretendemos desenvolver, não fugindo esta muito dos nossos conhecimentos. Quando aos utilizadores pensamos que também se vão integrar com facilidade com a nova aplicação, visto ela ser user-friendly.
Na área tecnológica o risco também é mínimo, pois detemos conhecimentos da área.
Quanto á dimensão do projeto esta é enorme em relação á quantidade de tempo dispendida e ao reduzido número de membros do staff, gerando portanto, o maior risco que identificámos no projeto.
Quanto á compatibilidade, esta será de risco mínimo, uma vez que detemos todos os conhecimentos, know how e toda a plataforma logística necessária
(UBI).
Viabilidade Económica (Análise de Custos e Benefícios)
Este estudo de viabilidade baseia-se em estimativas e não em valores muito precisos, uma vez que estamos ainda no início do projecto. Seguidamente apresentamos a folha de cálculos e o gráfico com todos os valores da nossa análise de viabilidade económica.
Contudo, como referido acima esta análise vai ter que ser reavaliada posteriormente pois não é exacta.
Existem no entanto muitos benefícios intangíveis tais como: a facilidade de interacção entre utilizadores e aplicação; necessidades especiais como falta de locomoção; benefícios temporais (gestão de tempo pessoal); entre muitos outros.
Viabilidade Organizacional
Relativamente ao facto de o sistema vir a ser aceite pelos utilizadores do mesmo, é da nossa opinião que sim, isso irá acontecer – o sistema não só é útil, como