Estudo de viabilidade do e-book
¡ O lançamento de um produto no mercado está dividido em 3 fases. Cada uma das fases deve ser meticulosamente estudada, analisada e completada com muito critério, pois elas se interligam. Se uma delas não for criteriosamente executada, o lançamento do produto no mercado estará seriamente comprometido.
Fase 1 – Idealização
¡ O mercado atingido pelo e-book é o de pessoas que lêem por prazer ou necessidade mais de 15 livros por ano ou que têm o hábito de leitura de jornais, revistas, ou similares.
¡ Atrávés de um leitor de e-book pode-se ler livros, revistas ou qualquer documento em formato digital a qualquer hora e em qualquer lugar.
¡ O produto é prático e estimula a leitura, trazendo vantagens financeiras levando-se em consideração o fato de que livros digitais são mais baratos do que os impressos.
¡ Por ser uma tecnologia ligada a informática e internet, o melhor meio de se comunicar com o consumidor é através de sites de empresas que vendem livros (como saraiva, fnac, etc), e também em suas respectivas lojas físicas .
A curto prazo pretende-se informar os consumidores a respeito do produto para que tenham vontade de adquirir, a médio conquistar um amplo mercado de consumidores que têm o hábito de leitura, e a longo poder conquistar os consumidores em potencial. Fase 2 – Desenvolvimento
¡ A princípio o produto será distribuído através da internet, já que o público-alvo tem amplo acesso a esse meio. Será esse o canal entre o fornecedor e o cliente.
¡ As propagandas deverão ser feitas em universidades, escolas, e livrarias, destacando as vantagens do produto.
¡ O mercado será segmentado demograficamente (com foco no público jovem e adulto), socioeconomicamente (pessoas de classe média) e de acordo com o comportamento (levando-se em consideração o hábito de leitura do indivíduo). Fase 3 – Lançamento
¡ Venda tanto para o consumidor final, quanto para o intermediário.
¡ Criar vantagens