Estudo de um caso de manutenção na empresa PSA
A PSA Peugeot Citroën – Centro de Produção de Mangualde, tal como o nome indica, está sediada em Mangualde, Viseu, e opera no ramo automóvel, sendo responsável pela produção de dois veículos, o Peugeot Partner e o Citroën Berlingo, ambos veículos comerciais das marcas gaulesas.
Fig1- Peugeot Partner e Citroën Berlingo
A empresa tem neste momento 3 equipas a laborar por turnos na sua fábrica, o que perfaz cerca de 1130 trabalhadores.
Em 2013 a empresa teve uma produção de 56.713 veículos, um aumento de 29% em relação a 2012 onde produziu 43.940. Houve também um aumento do volume de vendas comparativamente a 2012, em 24%, de 409 milhões de euros em 2012 para 507 milhões de euros em 2013. Em consequência disso as exportações também aumentaram em 20% atingindo o valor de 485 milhões de euros.
95% da produção em Mangualde é exportada, e essencialmente para países europeus, norte de África e alguns mercados da América do Sul.
A empresa investiu cerca de 1.7 milhões de euros este ano, entre outras coisas, na melhoria do processo de produção em termos de produtividade e qualidade para assim atingirem o objetivo definido para o próximo ano de uma produção de 60.000 veículos.
A empresa rege-se pelos seguintes valores:
Qualidade impecável, para satisfazer a sua prioridade máxima, a satisfação do cliente;
Competitividade, em que a qualidade máxima e a redução de custos estão no centro da sua estratégia.
PSA Excellence System (PES) que, baseado na cultura "lean" e apoiado por uma sólida filosofia managerial, procura a excelência eliminando do processo produtivo tudo o que não transmite valor.
Responsável da fábrica
Responsável de manutenção
Pintura Ferragem Montagem
No Centro de Produção pode encontrar-se 6 sectores,
Montagem: neste sector, são montadas cerca de 2050 peças, e apertados cerca de 600 parafusos e porcas, por cada carro;
Pintura: sucessão de operações que