estudo de sistema de automação em processos industriais
1.1. NOTA INTRODUTÓRIA
Quando a casa esquenta pela incidência dos raios solares, o ar condicionado insufla mais ar frio, mantendo a temperatura agradável. Esses simples fatos evidenciam como a automação faz parte da vida quotidiana.
No trabalho: nos registadores de ponto automático, nos robôs industriais, no recebimento de matéria-prima através de um sistema automático de transporte de carga, na armazenagem do produto final num depósito automatizado, no controlo de qualidade através de sistemas de medição e aferição; no controlo de temperatura ambiente ou de uma coluna de fraccionamento de petróleo, nos sistemas de combate a incêndios, entre outros.
Este trabalho visa demonstrar a importância dos sistemas de automação em toda área industrial e como também esta contemplada na modernização dos sistemas antigos que eram aplicados em diversos mecanismos industriais, desde a indústria automobilística, aeronáutica, e naval. Ao nível da Instituição a ESCN, a implementação mais abrangente dos sistemas de automação também deveria ser mais intensificada, pois o estudante não só deve sair com conhecimentos baseados em literaturas antigas, mas sim em literaturas modernas as quais caracterizam a inovação em diversos sectores industriais actualmente. Um exemplo prático seria a revisão de raiz dos sistemas de electricidade o qual deveria ser mantido o sistema de comutação entre o grupo gerador e a linha de alimentação da Electricidade de Moçambique, aplicando dispositivos de automação como o caso de Relés, contactores altamente potentes.
A Automação é um conjunto de técnicas por meio das quais se constrõem sistemas activos capazes de actuar com eficiência óptima pelo uso de informações recebidas do meio sobre o qual actuam.
Na Automação Industrial se reúnem três grandes áreas da engenharia:
I. A mecânica, através das máquinas que possibilitam transformar matérias-primas emprodutos “acabados”.
II. A engenharia eléctrica que disponibiliza os