07641153674
3547 palavras
15 páginas
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL: CONTRIBUIÇÃO DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃOAline Cristiane Silva (FIP-MOC) aline_14_c@hotmail.com Dalton Pires Versiani (FIP-MOC) daltonversiani@hotmail.com Diogo Tavares (FIP-MOC) diogotavares0@gmail.com Luís Henrique Batista Oliveira luis_lu@hotmail.com Nilson Mendes Lopes (FIP-MOC) nordon_dzp@hotmail.com Renato Antunes (FIP-MOC) renatoat_2000@hotmail.com RESUMO
Nos últimos anos o papel da Automação Industrial vem sendo modificado fortemente na medida em que novos problemas surgem cada vez mais complexos.
Vivemos em um mundo atual onde as organizações buscam cada vez mais competitividade, diante disso os avanços tecnológicos vão surgindo mais complexos. Se faz necessário as contribuições do Engenheiro de Produção. Uma vez que este têm como missão de proporcionar uma visão ampla do processo e concentra-se no desenvolvimento de métodos e técnicas que permitem otimizar a utilização de todos os recursos produtivos, para que possa obter melhorias no seus resultados.
È baseado neste contexto que o presente trabalho têm com objetivo analisar através das bibliografias apresentadas a automação Industrial; a contribuição do engenheiro de produção no contexto da automação e alguns dos desafios prementes relacionados ao tema proposto.
PALAVRAS-CHAVE: Automação Industrial, Engenharia de Produção,
1. INTRODUÇÃO O campo da automação industrial vêm se expandido cada vez mais, na medida em que novos tipos de processos vão surgindo, várias mudanças com ele vêm se ocasionando. A automação ocorre muitas vezes num contexto onde a indústria usuária e seus engenheiros, apresentam grandes lacunas de formação para planejamento, operações, manutenção e otimização dos sistemas automatizados. Sendo obrigados a adquirir a capacitação necessária ao processo de automação ao mesmo tempo em que ele acontece.
Sabe-se que todas as habilidades do profissional na área de automação industrial visam em parceria com o