Sistema de automação
Automação é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção.
Para entendermos o que é automação industrial, primeiro devemos olhar para os anos 50. Foi nessa época, também conhecida como anos dourados, que o termo automação começou a se popularizar. Assim, descrevia-se a movimentação automática de materiais. Convém lembrar que desde meados do século XVIII o homem já caminhava no campo da automação industrial com o aperfeiçoamento dos processos de produção, como por exemplo, a mudança do processo artesanal na produção industrial. Se pararmos para pensar por um instante podemos perceber como a automação está intimamente ligada ao nosso dia-a-dia, desde o despertador que utilizamos para acordar, os semáforos que nos controlam o transito, iluminação publica e etc. Os sistemas de automação estão presentes em diversos processos, podemos tomar como exemplo no segmento ferroviário um sistema de metrô, a grosso modo, é um conjunto de vagões que devem parar em locais pré-determinados ao longo de um circuito fechado. Entretanto, os próprios vagões possuem seus sistemas de automação. Alguns exemplos são:
Fechamento de portas;
Controle de Velocidade em relação a distância da estação;
Sistema de Freio e segurança;
Controle de iluminação;
Anunciar o nome da próxima estação através do sistema de áudio;
Parar na estação; – Aguardar um determinado intervalo de tempo;
Repetir ciclo.
E indo um pouco mais a fundo também vai perceber que os aparelhos de ar-condicionado presentes dentro de cada vagão do metrô possuem suas próprias rotinas automatizadas. Como, por exemplo, ligar caso a temperatura esteja acima de 25° C. Tudo isso se tornou possível graças ao surgimento de vários dispositivos como controladores, temporizadores, relés e diversos tipos de sensores que são fundamentais à