Estudo de caso
Estudo e debate da melhor forma de atuação do Conselho de Administração da Alpha Indústria e Comércio S.A.
A Alpha Indústria e Comércio S.A. é uma empresa que tem uma fábrica, uma unidade atacadista e três unidades varejistas de equipamentos médico-hospitalares.
Ela se tornou sociedade anônima há sete anos, ocasião em que realizou ajustes em sua estrutura organizacional e foi constituído o Conselho de Administração.
Naquele momento, a estruturação organizacional realizada propiciava o entendimento de que o Conselho de Administração e a abordagem básica de Governança Corporativa estavam funcionando adequadamente.
Entretanto, algumas dúvidas começaram a aparecer ao longo do tempo afetando a qualidade administrativa da Alpha Indústria e Comércio S.A.
A estrutura organizacional que a Alpha tem mantido desde aquela época pode ser visualizada pelo organograma resumido a seguir:
O Conselho de Administração foi constituído pelos quatro executivos que também são acionistas (Presidente, Diretor Industrial, Diretor Comercial e Assessor de Tecnologia do Produto), por três acionista investidores e por dois profissionais que realizam serviços de consultoria (marketing e planejamento estratégico) desde a constituição da Alpha há 15 anos.
A Presidência do Conselho é exercida pelo Presidente Executivo, o qual é o maior acionista da Alpha Indústria e Comércio S.A.
A constituição do Conselho de Administração, com quatro executivos da Alpha que também são acionistas, três acionistas que não são executivos e dois consultores que não são acionistas, tem apresentado vantagens e desvantagens para a gestão da Alpha.
Analise as vantagens e desvantagens de um Conselho de Administração com a constituição apresentada pela Alpha Indústria e Comércio S.A.
Estruture uma Governança Corporativa que venha a ser otimizada para empresa Alpha Indústria e Comércio