Estudo de caso
Administração – ADMS1D
Victoria Lobo d’Eça – 11310863
Teoria Geral da Administração – Estudo de caso: Afinal, quem manda aqui?
1) Os filhos de Ricardo, por terem tido uma educação em administração mais recente do que o pai, acreditam que podem ter um desempenho melhor na condução da empresa. Apesar de Ricardo ter anos de experiência, os tempos mudaram e as maneiras de administrar negócios também.
2) Ricardo e seus dois filhos devem chegar em um consenso, de forma que a experiência do pai no mercado junto com a formação acadêmica dos filhos possam melhorar as condições da empresa e fazer com que essa se torne fonte rentável para a família.
3) A experiência de um individuo é valida assim como a educação formal. A diferença é que, talvez no ensino algumas coisas só permaneçam no âmbito teórico, enquanto na experiência as coisas vem da prática, mesmo que seja necessário o domínio das teorias para trabalhar com ela.
4) Para convencer Ricardo, seria necessário falar que o consultor é uma pessoa especializada em finanças, que daria orientações de como a empresa poderia melhorar nesse setor, enquanto ele e os filhos pudessem cuidar das outras partes para tornar a empresa rentável de novo. Nesse caso, a contratação de um consultor é indispensável para resolver todas as deficiências atuais apresentadas pela empresa.
5) Se Ricardo continuar na administração da empresa, ela tende a falir.
6) Com os filhos de Ricardo no comando, a empresa tende a se adequar aos padrões novos do mercado e voltar ao seu lugar normal de prosperidade.
7) A empresa deverá ser vendida e, por conta da situação, por um preço muito mais baixo do que ela valia antigamente.
8) A empresa de fotografia, Kodak.
9) A empresa pediu concordata pelo fato de não conseguir se ajustar aos novos modos do