Poluiçao
Poluição da água é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a actividade humana. A poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas ou químicas ou biológicas desse meio, afectando, ou podendo afectar, por isso, a “saúde” das espécies animais ou vegetais que dependem ou que tem contacto com ele, ou que nele venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais presentes.
Esgotos
Esgoto é outro poluente importante que afecta os organismos vivos. Não só é prejudicial para o consumo humano que a água, mas também moluscos venenosos (como o berbigão e o mexilhão) que crescem perto da costa.
Na verdade o problema e tão grave, que já não é apanhado marisco junto às costas porque é invariavelmente poluída com os esgotos.
Muitos animais chegam a morrer por causa de tanta poluição que os esgotos depositam no mar.
Derrame de petróleo
O derramamento de petróleo normalmente acontece por causa de embarcações despreparadas, águas turbulentas que levam as embarcações contra pedras, plataformas furadas, explosões de poços, tanques com capacidade inferior ao conteúdo existente e outros. Ao entrar em contacto com o mar, o petróleo contamina as águas provocando a morte dos seres vivos existentes, como peixes e corais. Também contamina o solo fazendo com que a área localizada se torne improdutiva e tóxica.
Poluição nos rios
Os resíduos sólidos, plásticos, vidros, trapos e outros materiais deixados nas praias, os pesticidas e adubos utilizados na agricultura, que através da acção da chuva e da erosão do solo, contaminam as águas subterrâneas e os rios, os produtos e as águas residuais não tratadas que são