Estudo de caso
PSICOPEDAGOGIA
ESTUDO DE CASO
Trabalho referente o 1B. Realizado pelos alunos do 5º ano N. do curso de Psicologia.
ESTUDO DE CASO - PSICOPEDAGOGIA
Esse trabalho tem a prática de avaliar o estudante W. S., 10 anos, aluno do 6º ANO, 5ª série do Ensino fundamental, aluno da Rede Particular. Foi encaminhado pela fonoaudióloga da escola por falar errado, dificuldade de relacionar-se socialmente e dificuldade para acompanhar a escola.
Dados da entrevista com os pais: São três filhos homens, sendo B. de 15 anos, W.S de 11 anos e C. de oito anos. O pai é engenheiro (44anos) e a mãe e dentista (39 anos). Todos os partos foram normais sem intercorrência. “W.S não expressa o que sente” (sic). Ex. seu irmão mais velho disputa a atenção dos pais, demonstrando ciúmes dos irmãos. Reparam que W.S não faz isso, sendo sempre “compreensivo”. Se o irmão menor mexe e estraga suas coisas, não briga, dizendo que ele é pequeno e que não sabe o que está fazendo. Não luta pelo seu espaço e pelos seus desejos quando estes entram em conflito com os de seus irmãos. Os pais se culpam pelas dificuldades de W.S, por acharem que ele não tem a mesma atenção que os irmãos. Seu irmão mais velho debocha de sua fala.
Dados do relatório da Fono:
Linguagem oral a) Aspectos Linguísticos: dificuldade para adquirir vocabulário (usa muito “a coisa”, “aquilo” para substituir a palavra esquecida). Seu relato de fatos é confuso, precisando da interferência do interlocutor. Dificuldade para reproduzir uma história. Troca os fonemas sonoros (Ex: vogais, b, d, gu, me...) pelos surdos (Ex: p, t, q, fe, c, ch). b) Aspectos Cognitivos – Dificuldade com a organização de sequência lógica dos fatos. Quando foi solicitado a classificar conceitos, mudava constantemente, não conseguindo escolher para fazer relação.
Linguagem Gráfica a) Apresenta erros de decodificação durante a leitura. Confunde letras semelhantes com