ESTUDO DE CASO
A Unidade Básica de Saúde da qual você é o enfermeiro responsável recebeu para consulta médica uma menina de 06 anos com hipertemia, irrritação ocular e manchas avermelhadas pelo rosto. Após avaliação feita pelo pediatra, a hipótese diagnóstica é de que essa criança esteja com sarampo. A mãe relatou que na creche que sua filha frequenta existe várias crianças apresentando o mesmo quadro. Dessa maneira , você e sua equipe de enfemagem têm como desafio, perante esse problema estabelecer ações a fim de identificar as medidas capazes de interromper a cadeia de transmissão e ainda acompanhar o impacto dessas medidas na redução da incidência de casos de sarampo.
TRABALHO EM EQUIPE
Estando com a hipotese diagnóstica de sarampo, deve-se realizar a notificação fazendo o preenchimento da ficha de investigação de Doenças Exantemáticas Febris - Sarampo/Rubéola, entende-se que a coleta de exames laboratoriais de ve ser realizada entre o 1* até o 28* dia do aparecimento do exantema, por tal razão encaminhar a criança para coleta de exame IgM, isto logo após atendimento.
Caso a criança apresente sinais de complicações (desidratação, vomito,diarréia significativa, desconfort respiratório, suspeita ou confirmaçõ de pneumonia, alteração sensorial, convulsão, deficit motor,incapacidade para ingerir liquidos), deve-se estabilizar a paciente e encaminhar para internação hospitalar (em isolamento com precauções respiratória por aerosóis).
A enfermagem deve considerar todas as pessoas que estiveram em contato com a criança,num período de cinco dias antes e cinco dias após o aparecimento do exantema. Considera-se comunicantes os familiares e as pessoas de convivio no mesmo ambiente da creche.
A Vigilância Epidemiologica do Municipio deve ser avisada em até 24 horas a partir do atendimento da criança. Preencher notificação semanal negativa /positiva-sarampo.
A criança deverá ser afastada da escola,até o sétimo dia após o início do