ESTUDO DE CASO
Aline Moreira, RA 74880
Isabelle Santos, RA 73481
Reginaldo Marcelino da Rocha, RA 73092
Metodologia do Trabalho Cientifico
A rede Habib’s inaugurou em 1988 em São Paulo. Alberto Saraiva, fundador da rede, implementou em sua loja o sistema low fare, low cost, estratégia em que adota-se a combinação de preço baixo e alta qualidade. O problema encontrado é que logo, o povo interliga a questão de preço baixo com a qualidade duvidosa do produto.
A fim de solucionar essa questão, o Habib’s investiu em iniciativas como atendimento 24horas, utilização do sistema franchising, abertura de lojas em outros estados, realizações de parcerias com empresas como Coca-Cola e Warner Bross, inovação contínua de produtos e serviços, entre outras. Para atingir esse objetivo foi necessário abranger os departamentos de Recursos Humanos, Controle de Qualidade, Controle Operacional, Implantação de Lojas, Planejamento Mercadológico e Sistemas, Captação de Pontos, Franquias e Comunicação Corporativa. Além de tudo isso, a empresa investe em padronização, que é comum em organizações que usam o sistema ‘low fare, low cost’, essa padronização permite que o cliente tenha acesso ao mesmo tipo de produto, aonde quer que ele esteja.
Para Saraiva, a rede só posta propagandas com fixação de preço. Esse fator, segundo ele é importante para que haja a miscigenação de classes em seu restaurante. Seus investimentos em marketing têm se multiplicado consideravelmente nos últimos anos, e procuram atingir a todos os públicos. O negócio é “campanhas de grande impacto e fácil memorização”.
A empresa busca como fidelização de clientes a valorização desses, a transparência em suas instalações também são um fator importante para eles. Também têm um tempo de preparo padronizado. O cliente é superestimado e ‘paparicado’ em toda a sua permanência no local.
Hoje, a rede Habib’s é considerada a maior rede de fast-food árabe do país. Em 2005, a empresa contava com 260 lojas em 15 estados e