ESTUDO DE CASO
Esta visita terá o intuito de identificar o ambiente em que este adolescente está inserido, como ele vive, quais as dificuldades enfrentadas pela família, como é ou era o relacionamento dele com seus familiares entre outras questões a serem levantadas durante a visita. Com isto essas visitas devem ser continuadas para que desta forma haja uma reinserção deste adolescente ao seu meio familiar do qual ele encontra-se afastado por motivos a serem identificados , desta forma evitando assim uma ruptura deste vínculo familiar que é de suma importância na situação à qual ele se encontra no momento.
Feita a primeira visita, o assistente social deverá fazer contato com o Conselho Tutelar, por ser um dos órgãos responsáveis pela proteção dos direitos das Crianças e adolescentes. Após este contato inicial deverá ocorrer um acompanhamento da escola, do conselho/creas e a família. O CREAS funciona como centro de referência especializado nas situações onde houve quebra desse vínculo familiar.
A assistente social ficará responsável pelo atendimento individual e familiar, além de encaminhar os usuários para os recursos disponíveis na rede de atendimento. No caso específico deste adolescente, ele deverá ser encaminhado para um atendimento específico para usuários de substâncias psicoativas, como por exemplo, o CAPS AD, que apesar de ter como público alvo os adultos, também atendem adolescentes em situação de risco social.
À medida que o adolescente é acompanhado pelo CREAS, sua família também será identificada e acompanhada, com o objetivo de conhecer suas principais demandas e