ESTUDO DE CASO
A empresa Wal-Mart iniciou-se em 1962, onde Sam Walton e seu irmão abriram sua primeira loja na cidade de Rogers, Arkansas. Era uma loja grande onde se vendia de tudo, desde roupas até suprimentos automotivos e eletrodomésticos por preços muito baixos. Na metade da década de 1980, a Wal-Mart tinha explodido no cenário do varejo nacional. E em 2001 as vendas anuais da empresa chegaram à 220 Bilhões de dólares.
Nos últimos anos, a empresa levou sua fórmula vencedora a novas áreas em crescimento. Onde o Wal-Mart é o segundo maior varejista de secos e molhados do país. E tem como opção a venda de mercadorias em site da web (www.walmart.com.br), e recentemente formou uma aliança com a Fingerhut, conhecida por sua distribuição de pedidos individuais diretamente nos domicílios dos clientes.
A Wal-Mart se posicionou fortemente em um mercado alvo. Concentrou-se nos consumidores das pequenas cidades, e cresceu rapidamente levando os preços mais baixos a população. Ela conhece seus clientes e os ouve atentamente, onde passa mais ou menos dois dias da semana visitando lojas, falando pessoalmente com os consumidores e observando as operações de perto. E então a Wal-Mart oferece aos seus clientes uma ampla variedade de produtos com preços imbatíveis. E também oferece um tipo de serviço que deixa seus clientes totalmente satisfeitos, onde os mesmos são frequentemente recebidos por recepcionistas, sempre dispostas a ajudar ou serem apenas amigáveis.
Da mesma forma são com os funcionários da empresa, pois a Wal- Mart acredita que estes realmente são os que à fazem ser a melhor, sendo a primeira empresa a chamar seus funcionários de associados, onde estes trabalham como sócios e envolvem-se profundamente nas operações e compartilham as recompensas pelo bom desempenho. Como por exemplo o lucro para cada loja, se esta exceder a margem, os associados operacionais compartilham o lucro extra. Para a Wal-Mart a satisfação do funcionário traduz