Estudo de caso
Por conta de uma transformação da empresa que de pequeno porte passou a ser de grande porte, e por conta da formação entre pais e filhos.
2 – Qual o peso relativo da experiência e da educação formal, no processo de administrar a empresa?
Ambos têm sua importância, porem nas empresas de pequeno a médio porte administra muitas se torna um processo fácil e simples sem um grande conhecimento, já em grandes empresas para um melhor rendimento é necessário pessoas qualificas para administrar.
3 – Quem deve “mandar” na empresa?
Sem duvidas deveria haver uma conformidade entre pai e filhos, pois o conhecimento empírico (que Ricardo tem) e o conhecimento cientifico (conhecimento dos filhos) são fundamentais e supletivos para coordenar uma empresa..
4 - Quais as conseqüências previsíveis de Ricardo continuar administrando a empresa?
Queda nas vendas e falência, porque o método de administração de Ricardo, eficiente no passado, ficou desatualizado e não consegue superar os novos desafios colocados para a empresa.
5 - Quais as conseqüências previsíveis de os filhos ficarem com a empresa?
Dificuldades iniciais por falta de experiência prática, mas com grande chance de recuperação já que possuem formação acadêmica e mente aberta para adotar novos procedimentos administrativos.
6 – Quais as conseqüências previsíveis de não haver acordo entre as duas partes?
Principalmente no início, dificuldades desnecessárias para superar os problemas financeiros porque a experiência prática e conhecimento do mercado de Ricardo seria muito útil aos novos administradores.