estudo de caso
PSICOLOGIA 9°
TERAPIAS BREVES E ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO
Estudo de Caso e Intervenção
Professora: Cândida Alves
Marcelo Lima
Rizia Bastos
São Luis
2014
ESTUDO DE CASO
Sr. J.M, 79 anos, comparece para seu primeiro atendimento acompanhado de sua esposa e queixando-se de: Irritabilidade e rebaixamento do humor nos últimos três meses, pelo fato de depender atualmente de cuidados devido a perdas ocasionadas pelo processo de envelhecimento. Sua esposa relata perdas progressivas em sua saúde, passou por tratamentos de câncer de próstata e pulmão em um intervalo de 5 anos, e recentemente esteve hospitalizado por problemas respiratórios.
Nas entrevistas, Sr. J.M, fala de sua vida, externando ter sido uma pessoa ativa em toda sua carreira de trabalho e nas relações interpessoais.
Sr. J.M, atualmente possui dificuldades de locomoção, usa muletas, e sempre se queixa de dores no joelho. Durante os atendimentos apresentou-se com humor rebaixado, cordial, mas, apresentou disposição para o acompanhamento psicológico apesar das dificuldades.
Nos atendimentos e atividades propostas demonstrou-se participativo, memória preservada, seu discurso organizado e com um bom nível de instrução. Em dois momentos do processo terapêutico, ele recita poesias e canta músicas. Demonstra expectativa de futuro e socialização com familiares e amigos, e disposição para uma vida ativa e ausência de sentimento de inutilidade.
Sr. J.M. agarra-se a fé que tem em Deus para enfrentar as doenças e o processo de envelhecimento, demonstrando revolta com sua situação atual, e também pela morte de um filho por câncer a 2 anos atrás.
FOCO DA INTERVENÇÃO
Suas queixas revelam seu sofrimento emocional diante das perdas: perda da saúde, da autonomia, da produtividade, da vitalidade. O foco da psicoterapia breve será na questão da adaptação às perdas para uma melhor qualidade de vida. Visto que o mesmo apresentava-se numa crise