Estudo de caso
A Cooperativa na qual o estudo de caso foi realizado vende produtos integrais, naturais e cultivados sem agrotóxicos. Seus associados dividem-se em 3 categorias: a. o consumidor, que procura produtos de qualidade, sem substâncias tóxicas com preço justo; b. o produtor, que deseja vender seu produto; e c. o operacional, que procura boas condições de trabalho e uma remuneração justa.
A situação atual da cooperativa é preocupante e os problemas levantados são relacionados à remuneração dos associados operacionais e ao pagamento dos associados produtores, pois com o salário defasado causa insatisfação da associação, é importante a mudança para que o grupo se sinta motivado, pois, no momento em que existir clareza na definição dos critérios de remuneração dos associados a situação mudará em todos aspectos de desenvolvimento da cooperativa.
A proposta de remuneração é viável porque o novo sistema de remuneração contempla valorização da mão de obra e sua importância para o exercício das atividades. A mudança é algo que faz parte para reestruturação dos cargos e salários a cooperativa precisa buscar alternativas para proporcionar uma melhor remuneração para os seus associados operacionais. A primeira sugestão é garantir alguns direitos estatuários, a segunda em realizar uma pesquisa de mercado são propostas apresentada conforme PERIUS. É importante implantar um novo sistema de valorização para minimizar confusões e resistências inspirando e motivando as pessoas a participar ativamente com intuito de atingir o pleno desenvolvimento financeiro, econômico e social da cooperativa. A valorização dos funcionários é fundamental, levando em conta sua capacidade profissional e engajamento nas metas da empresa, a fim de atingir os resultados esperados. É necessário que haja valorização das pessoas e estimular a participação responsável e a auto-confiança. As mudanças internas juntamente com a valorização dos funcionários são a base para