Estudo de Caso
SALVADOR
JULHO/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
REFERENCIAL TEÓRICO
Fisiopatologia do Choque Séptico
Manifestações clínicas
Complicações
Tratamento
PROCESSOS DE ENFERMAGEM
Histórico de Enfermagem
Evolução de Enfermagem
Exames Laboratoriais
Intercorrências
Problemas, Diagnósticos e Intervenções de EnfermagemPrescrição Médica
Prescrição de Enfermagem
Plano de Alta
QUADRO COMPARATIVO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Este trabalho se configura como um relato de caso vivenciado por quatro alunas do sexto semestre da Escola de Enfermagem da UFBA durante o estágio do componente curricular Cuidado de Enfermagem na Urgência e Emergência. A prática foi realizada na Unidade Coronariana do Hospital Escola.
O que orientou a decisão para definir qual seria o paciente do caso clínico foi principalmente a patologia de base e as complicações associadas que haviam sido abordadas em sala de aula nesse mesmo semestre, nos levando ainda mais a uma associação teórico-prática.
Os dados foram colhidos a partir de exame físico, exames laboratoriais, evoluções médicas e de enfermagem retiradas do prontuário do paciente. Outro instrumento importante para a complementação das informações foram as conversas com os familiares e os profissionais da unidade.
Durante esse período nossa atuação baseou-se primeiramente na discussão e compreensão do quadro clínico e do tratamento. Posteriormente utilizamos o NANDA para traçar diagnósticos e intervenções de enfermagem, a fim de prestar uma assistência de qualidade e direcionada para o paciente em questão.
O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância do conhecimento fundamentado para uma visão crítica do cuidado e dessa forma prover uma melhor assistência à um paciente em estado crítico.
REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 Fisiopatologia do Choque séptico
Podemos classificar “choque” como a incapacidade do sistema circulatório em manter uma oferta adequada de oxigênio e