Estudo de caso
O Trabalho em questão foi elaborado visando demonstrar um estudo de caso, proposto pelo Curso de Enfermagem, como requisito avaliativo da disciplina de Cuidado à Saúde do Adulto e Idoso I pelos alunos do 4° período. Durante o período de estágio foi avaliado um paciente no 2° dia de internação no PS II do Hospital João Paulo II (JP II), o qual apresenta um diagnóstico de Câncer Gástrico. Trata-se de um estudo de caso que teve como base avaliar a patologia, o estado clínico do paciente, bem como planejar uma assistência de enfermagem adequada.
No Brasil, o câncer gástrico ainda representa importante causa de óbito e se coloca entre as cinco localizações primárias mais comuns de mortes e de casos novos de câncer, em ambos os sexos (BONOLO, 2003).
A ocorrência do câncer gástrico vem sendo associada à exposição de fatores intrínsecos decorrentes da constituição genética e a fatores extrínsecos, como o uso de dietas com altas concentrações de cloreto de sódio, nitratos e nitritos contidos em alimentos defumados e frituras (BONOLO, 2003).
O álcool é conhecido como fator de risco por lesar a mucosa gástrica. Estudos epidemiológicos sugerem que o álcool possui papel fundamental na carcinogênese, especialmente para cânceres de boca, faringe, laringe, esôfago e estômago, devido ao fato de ter efeito maior nos tecidos diretamente expostos durante o consumo e por agir sinergeticamente com o tabaco (fumo).
Esse estudo foi embasado nos diagnósticos e intervenções de enfermagem apresentados por CARPENITO (2008) e NANDA (2009-2011), que devem ser implantados pelo profissional enfermeiro visando realizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem – (SAE).
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Elaborar um plano assistencial de enfermagem e aplicá-lo em um paciente com Câncer Gástrico, baseado nos conhecimentos científicos adquiridos no levantamento bibliográfico, promovendo assim um processo de enfermagem de qualidade para restabelecimento de saúde do