Estudo de caso
Depois do ocorrido foi perceptível o desconforto entre todos que estavam na reunião, porém tentaram entrar em acordo, ou seja, o presidente falou novamente o porquê dessa proposta de cargos e salários e onde deveria ou não afetar, já que os resultados da empresa tinham sido melhores do que era esperado. Porém mesmo assim não foi possível mudar a posição do gerente de RH, pois não teve um planejamento estratégico, deveriam antes de marcar uma reunião, trazer definido os objetivos (inovações) a serem apresentadas no hotel de 5 estrelas, tinham que ter conversado entre eles para que não acontecesse tal constrangimento a todas áreas envolvidas, com a falta de comunicação gerou um conflito entre as pessoas, uns querendo mostrar mais serviços do que outros, com isso ficou um clima ruim, sem uma estrutura elaborada para mostrar realmente qual seria o motivo da reunião. O gerente de RH agiu dessa forma, pois ignoraram as opiniões dos departamentos principalmente do qual ele fazia parte, sendo que os recursos humanos é um dos que controla grande parte do quadro funcional da empresa, além de preparar pessoas, ou seja, qualquer atitude tomada através dessa reunião onde não teve a integração entre os setores para ação de mudança de cargos e salários pode causar grande impacto na empresa.
2)E as tantas alternativas de retribuição financeira não poderiam ser consideradas, como por exemplo, a remuneração por habilidades ou por competência ou por resultados? Nenhuma delas fala em aumento para todos. E você, de qualquer maneira, concorda com a posição dele?
Conforme a estratégia utilizada pela empresa, a forma que mais valoriza o corpo funcional seria a remuneração por resultados. Pois ela destacará o desempenho de cada um para que todos