estudo de caso
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE GRAJAÚ - CESGRA
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
MAYARA SOUZA ARRUDA
ESTUDO DE CASO DO CLIENTE C.M.M ACOMETIDO POR CÂNCER
São Luís
2014
MAYARA SOUZA ARRUDA
ESTUDO DE CASO DO CLIENTE C.M.M ACOMETIDO POR CÂNCER
Trabalho apresentado à preceptora da disciplina de estágio Perioperatório do Curso de Enfermagem, da Universidade Estadual do Maranhão, para obtenção de nota.
São Luís
2014
Sumário
REFERÊNCIAS
ANEXO
1 INTRODUÇÃO
O pâncreas é uma glândula do aparelho digestivo, localizada na parte superior do abdome e atrás do estômago. É responsável pela produção de enzimas, que atuam na digestão dos alimentos, e pela insulina - hormônio responsável pela diminuição do nível de glicose (açúcar) no sangue. É dividido em três partes: a cabeça (lado direito); o corpo (seção central) e a cauda (lado esquerdo). A maior parte dos casos de câncer de pâncreas localiza-se na região da cabeça do órgão. O risco de desenvolver o câncer de pâncreas aumenta após os 50 anos de idade, principalmente na faixa entre 65 e 80 anos, havendo uma maior incidência no sexo masculino. A maior parte dos casos da doença é diagnosticada em fase avançada, e, portanto, é tratada para fins paliativos. O tipo mais frequente é o adenocarcinoma com 90% dos casos.
O câncer de pâncreas é raro antes dos 30 anos de idade, sendo mais comum a partir dos 60 anos. Segundo a União Internacional Contra o Câncer (UICC), os casos da doença aumentam com o avanço da idade: de 10/100.000 casos entre 40 e 50 anos para 116/100.000 entre 80 e 85 anos. No Brasil, o câncer de pâncreas representa 2% de todos os tipos de câncer, sendo responsável por 4% do total de mortes por câncer. Por ano, nos Estados Unidos, cerca de 26 mil pessoas são diagnosticadas com a doença. A taxa de mortalidade por câncer de pâncreas é alta, pois é uma doença de difícil diagnóstico e