Estudo de caso
A empresa sofria com a forte concorrência, principalmente com as empresas chinesas, além das ultrapassadas estratégias com relação a questões ambientais.
2- Quais foram os fatores que contribuíram para a falta de motivação entre os trabalhadores?
A comunicação entre superiores e funcionários era vaga. Não havia oportunidade dos funcionários expressarem suas opiniões. A falta de comunicação e o ambiente de relacionamento meramente hierárquico insatisfazia a boa vontade dos funcionários.
3- Quais características dos grupos de trabalho que Fernando Tigre encontrou quando assumiu a presidência da Alpargatas? Qual foi seu impacto no ambiente de trabalho?
Na empresa, a formalidade entre funcionários do alto escalão e subordinados era prejudicial, pois não havia oportunidade de opinar, discutir, entre outros. A relação entre os funcionários era pobre e isso acarretava em desunião nas equipes.
4- Quais foram às medidas tomadas para mudar o comportamento dos funcionários?
As medidas tomadas por Tigre foram o incentivo da aceitação de mudanças na empresa e a criatividade dos funcionários. Além disso, foi criado um programa de participação nos resultados, o que resultou em um maior contentamento entre os funcionários.
5- Distinga, entre as várias medidas adotadas, aquelas que podem ser consideradas fatores higiênicos e fatores motivacionais, segundo Herzberg.
Dentro dos fatores higiênicos está a responsabilidade de cada um na produção e na venda de produtos da empresa.
Já nos fatores motivacionais, foi a liberdade dada ao chefe de divisões ao qual tinha autonomia em decisões referentes a produtos sem depender da aprovação do setor de produção.
6- Quais das abordagens teóricas de motivação melhor ajudam a compreender o caso?
Além da informalização das relações entre funcionários, a aceitação dos funcionários de seguir as exigências, tornou