Estudo de Caso
Teoria de Maslow:
Segundo Maslow (1962) as necessidades humanas apresentam diversos níveis de força, com isso instituiu uma hierarquia que classificam essas necessidades, divididas em cinco grupos: fisiológicas, segurança, sociais, estima e auto realização.
Pirâmide de Maslow
Figura1 - Fonte: Benedito Pontes, (2008, p 99).
Características:
A característica principal da teoria de Maslow é ter como base as necessidades do ser humano. As necessidades fisiológicas que estão na base da pirâmide representam a alimentação, vestimenta, abrigo, essas seriam as primeiras questões a ser conquistadas; a segurança que vem em seguida na pirâmide refere-se à busca de proteção contra ameaça ou privação das necessidades básicas e do perigo; no centro da pirâmide tem a necessidade social, que é a necessidade que a pessoa tem em relacionar-se com outra pessoa, e de ser aceita em determinados grupo; no quarto nível da pirâmide a estima deseja ser alcançada, que significa outras pessoas reconhecerem você, aprovação social, troca de amizade, afeto e a amo; já no topo da pirâmide Maslow colocou a auto realização, o último nível de satisfação, que é a satisfação pessoal, as pessoas desejam tornar-se aquilo que podem ser como, por exemplo, assumir a chefia ou a presidência de uma empresa. A teoria de Maslow resalta que as pessoas não precisam apenas de recompensas financeiras, mas sim respeito e atenção de outras pessoas. As empreses juntamente com suas chefias podem criar condições de trabalho, onde a tarefas distribuídas podem contribuir para que seu funcionário alcance um nível na pirâmide de Maslow, e este poderá desempenhar melhor sua função.
Teoria X e Teoria Y de McGregor: Segundo McGregor (1960), a Teoria X e Teoria Y é o conjunto de dois extremos opostos, a Teoria X demonstra que as pessoas se mostrarão preguiçosas e desmotivadas, de acordo com a Teoria Y, as pessoas se mostrarão motivas e dispostas.