Estudo de caso
1- Em 1977, foi constituído o Conselho de Administração da Mesbla, e André La Saigne de Botton, até então diretor da Divisão Magazine, foi eleito seu vice-presidente e diretor geral da Mesbla. No exercício seguinte, foi criada a Assessoria de Recursos Humanos na Direção Geral, destinada ao acompanhamento e planejamento das futuras necessidades de pessoal e avaliação de desempenho das atividades.
4-Ainda em 1978, a empresa decidiu abrir lojas âncoras em dois novos shopping centers
3- A rápida expansão na década de 70 (crescimento nominal de 3.800%, mais do que triplicando em termos reais), aliada às características pessoais de seus dirigentes, tinha tornado o grupo excessivamente centralizado. Contudo, a estratégia desejada era a diversificação, em setores onde a empresa apresentasse vantagens competitivas, baseada na sinergia ou complementaridade. Esta trouxe consigo a necessidade de descentralização, que se acentuou na década de 80.
6-Segundo a Direção da Mesbla, a estrutura do grupo não era coerente com a estratégia de diversificação desejada. A centralização do poder decisório, nas mãos do diretor geral, tirava a agilidade do grupo e punha em risco o processo de transição. Tendo em vista esses problemas, optou-se em 1984 por formar uma empresa holding e, de acordo com o conceito de Strategic Business Unit (SBU), sub-holdings.
5-Foram iniciadas as operações