Estudo de caso
Engenharia Civil – 1ºC – Sala: 74
Letícia Gabriela da Costa Silva
RA: 8097883140
Luiz Henrique Bernardo da Silva
RA: 1299263987
Nathalia Fatima Almeida
RA: 9902009643
Yeda Aparecida da Silva Souza
RA: 9902009609
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÕES
Estudo de Caso – Sistema de Gestão Ambiental para empresa do setor elétrico da Amazônia ocidental como instrumento de redução de custos.
1º Sem/2014
Professor Eugênio.
Jundiaí
Março/2014.
- Planejamento:
- Diagnóstico Ambiental:
- Política Ambiental:
- Implementação e Operação:
- Verificação e Ação Corretiva:
- Revisão e Análise Crítica:
Sistema de Gestão Ambiental para empresas do setor elétrico da Amazônia Ocidental, como instrumento de redução de custos.
Para que seja implantado um Sistema de Gestão Ambiental, dentro de qualquer empresa, deve-se primeiramente realizar um levantamento de dados, como: pesquisas de campo, com o objetivo de descrever os processos e seus respectivos resíduos. Por segundo, fazer um inventário seguindo a resolução do CONAMA 6/88 contendo os seguintes requisitos: caracterização de resíduos, estado físico, classificação de resíduos, quantidade e destinação final. E por ultimo, realizar um levantamento contábil de todos os custos.
Nessa implantação, procura-se estabelecer um conjunto de ações que tragam benefícios para a empresa, como a diminuição ou eliminação das causas que possam impactar negativamente o meio ambiente resultando em custos com impactos negativos sobre o resultado financeiro.
Todo processo produtivo deve ter seus resíduos inventariados, de modo a ter um controle do resíduo gerado até a sua destinação final. Essa política ambiental segue a resolução do CONAMA 06/88 contendo os seguintes critérios: identificação do gerador do resíduo; caracterização dos resíduos; dados sobre tratamento e destinação; dados sobre o transporte e responsável pelo registro.