Estudo de caso
O método de caso é uma simulação para o estudante de administração gerir sua empresa fictícia, já que, diferente de outras áreas como por exemplo engenharia e medicina, é inviável fazer tais “experiências” de maneira prática real. Tal técnica pode ser aplicada de maneira individual ou coletiva. Quando aplicada de maneira individual, é uma técnica de tomada de resolução de problemas e de tomada de decisão pessoal, ou seja, não há necessidade da participação de ninguém, além de si mesmo. Quando é aplicada de maneira coletiva a complexidade aumenta, pois ele precisa conhecer mais a fundo as estruturas e os problemas da empresa, já que terá que convencer seu grupo a compartilhar da mesma ideia que você. O método de caso é uma excelente “oportunidade profissional”, já que desenvolve nos participantes a habilidade de argumentação e interação social entre outros administradores, uma vez que ele terá que além de expor suas ideias, ter a capacidade de aceitar a proposta de outro, caso seja melhor.
O método de caso trata-se de um processo decisorial, pois para um mesmo problema, poderão, e provavelmente haverão, diferentes propostas de soluções, baseados por exemplo em recurso disponível, situação ambiental dentre outros aspectos. Dificilmente haverá uma concordância de 100% em um determinado problemas, já que diferentes administradores podem ver problemas diferentes maneiras.
O método de caso aplicado em grupo, sempre terá um coordenador, que será o responsável de fazer o grupo trabalhar em sintonia. Cabe também ao coordenador que gerencie a distribuição de tarefas, que gira de forma igualitária a opinião de todos, fazendo todos serem ouvidos e que ninguém tenha soberania de decisões. Deverá também haver um secretário, que ficará responsável pelas anotações das reuniões. O grupo também deverá conter um ou mais apresentadores, que serão responsáveis por exibir aos demais grupos suas ideias e conclusões.
O método de caso segue as seguintes