Estudo de caso
LEIA O CASO ABAIXO E DISCUTA A SITUAÇÃO, REFLETINDO SOBRE OS FATORES QUE DETERMINAM A SAÚDE E A DOENÇA DESTA POPULAÇÃO?
A ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA EM DUPLA E ENTREGUE NO DIA MARCADO PELO PROFESSOR A história de São Sebastião...
O município de São Sebastião está localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro, acerca de 50 km da capital, com uma população aproximada de 61.000 habitantes. Possui áreas com lindas cachoeiras, rodeada de montanhas, tornando o local rico em beleza natural e tranquilo para se viver, com características predominantemente rurais, e cerca de 239 km2 de extensão territorial. Sua temperatura é amena em virtude da grande presença de área verde e da proximidade com a Serra dos Órgãos. A influência da massa de ar tropical atlântica provoca chuvas no período do verão por toda a região.
Sua atividade econômica está relacionada à existência de:
- 1montadora de ônibus
- 1 centro de treinamento das categorias de base de futebol
- 2 estádios
- 1 centro de metrologia, normalização e qualidade industrial
- 1 polo universitário
- exploração do turismo ecológico
São Sebastião possui um histórico de ocorrência de desastres naturais, inundações, devido as suas características geográficas, e o assoreamento do principal rio da localidade (Rio Valinhos), o que leva ao transbordamento do mesmo.
No último verão São Sebastião foi atingida por chuvas intermitentes, associada a uma passagem de tromba d’água pelo rio Valinhos. O volume de chuva chegou a 200 mm, maior volume registrado desde 2002. A situação piorou pela ausência de coleta de lixo na cidade, acarretando o acúmulo de lixo pelas ruas dos bairros.
Em consequência deste evento 10 famílias ficaram isoladas, 1 ponte foi totalmente destruída, 1000 casas foram danificadas/destruídas, 8.000 desalojados (aqueles que tiveram que sair de suas residências, mas não necessitaram de abrigo público), 5.000 desabrigados alocados em 7 abrigos (organizados pela