Estudo de caso
“Marketing Direto é toda e qualquer comunicação dignada a gerar uma resposta: um pedido direto, um lead de vendas, ou tráfego para negócios”. Antigamente, o Marketing Direto representava apenas o conceito de vendas diretas, seja ela por correspondência, por telefone ou através da televisão, e, hoje, o marketing direto significa informação sobre pessoas, que são armazenadas em bancos de dados, e informação para pessoas, que são as comunicações com alto teor de persuasão customizada e maior teor informativo.
O Marketing Direto também pode ser entendido como todas as vendas de produtos entregues por correio, por entregadores particulares e por vendas de assinatura (revistas, jornais), tendo Souza Aranha definido como "o conjunto das atividades pelo qual o vendedor efetua a transferência de bens e serviços ao comprador, atingindo uma audiência determinada através de uma ou mais mídias com o propósito de obter uma resposta direta por telefone, cupom ou, em certos casos, a visita pessoal do consumidor" (Comunicação em Marketing, J.B.Pinho – 2001).
O Marketing Direto é utilizado para três funções básicas: a venda direta de produtos e/ou serviços, funcionando como um canal de distribuição; a realização de ações de suporte à força de vendas; e de funcionar como canal permanente de comunicação, oferecendo a possibilidade da empresa manter contato periódico com o público de seu interesse. O Marketing Direto tem a vantagem de focalizar melhor os gastos com mídia porque atinge um mercado altamente selecionado.
OBJETIVOS DO MARKETING DIRETO
Seu propósito é isolar os clientes e compradores como indivíduos e construir um relacionamento prolongado com eles para benefício deles e melhores lucros seus, permitindo, dessa forma, que você conheça melhor o seu cliente, sabendo precisamente aquilo de que ele necessita, ficando assim muito mais fácil efetuar-lhe uma venda ou oferecer-lhe um serviço.
Quando se isola alguém como um indivíduo, isto significa