Estudo de caso
Raphaella Leal Santos
Estudante de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade ESUDA raphaellaleal93@gmail.com Com o fim da segunda guerra mundial a arquitetura ressurgiu associada como o novo Brutalismo. Allison e Peter Smithson foram um dos grandes influenciadores juntamente como vários outros arquitetos dos anos de 1950, juntos eles trabalharam no Departamento de arquitetura da London County Council.
1 Alison e Peter Smithson
Peter Smithson (18 de setembro de 1923 – 3 de março de 2003) conheceu Alison Gill (22 de junho de 1028 – 16 de agosto de 1993) quando eles estavam estudando na escola de arquitetura em Newcastle, em seguida, foram para a universidade de Durham. Peter começou seus estudos em 1939, apenas para se alistar no exército em 1942 para servir a Rainha Vitória. Após a guerra, ele voltou ao Newcastle para completar o seu curso e, em seguida, matriculou- se na Academia Real de Londres. Peter e Alison se casaram em 1949. Depois ingressaram no departamento de arquitetura da London Couty Coucil antes de estabelecerem seu próprio escritório em 1950.
1.1 Obras
Eles ganharam destaque em questão de estudo de complexos habitacionais, com o Hunstanton High School, Norfolk (1949 – 1954) na qual tiveram uma influência inicial de Mies Van de Rohe, com sua linguagem alto modernista que vinha sendo utilizando no Instituto de tecnologia de Illinois. Precisamente despojado, com sua estrutura de aço e tijolos expostos e acabamento rústico, Hunstanton High School foi uma pura expressão dos ideais dos Smithson.
Esses ideais foram articulados em uma conferencia CIAM em 1953, quando Peter e Alison atacaram os dogmas vigentes por décadas de Le Corbusier e Walter Gropius, na qual estabeleciam que as cidades devessem ser separadas em áreas singulares como habitação, lazer, trabalho e transporte, e que a construção dessas habitações deveriam ser de altas torres espaçadas. O que não era o