Estudo de caso
Questões
a) 1ª proposta – Implementar uma nova gerência de comércio exterior. Neste caso, a empresa recrutaria um executivo cujo objetivo principal seria, no prazo de três anos, fazer com que aproximadamente 25% do faturamento da empresa fosse de produtos exportados.
No tocante ao preenchimento da vaga, você faria o recrutamento interno ou externo? Justifique sua opção, apresentando três razões para a escolha.
R - Escolheríamos o recrutamento externo pelas razões seguintes:
* Trazer um profissional qualificado, experiente e já treinado conseguiríamos rapidamente implementar essa nova gerência, ganhando tempo e reduzindo custos de treinamento e aprendizado para empresa.
b) 2ª proposta – Internacionalizar os negócios da empresa. A estratégia de internacionalização contempla diversos aspectos endógenos e exógenos à empresa. Há relatos de sucessos e insucessos de empresas brasileiras que se voltaram, total ou parcialmente, para o mercado externo.
Considerando-se que não se deseja ter sócio, nem franquias e nem há capital disponível para novos investimentos, qual estratégia de internacionalização é indicada? Justifique sua opção, apresentando 3 (três) motivos para a escolha.
R - A estratégia que vimos ser a mais adequada é a de exportação. Vejamos:
* A exportação tem um grau reduzido de risco e de comprometimento por parte da empresa. Sendo assim, iríamos reduzir compromissos financeiros, visto que não há capital disponível para novos investimentos.
c) 3ª proposta – Implementar uma estratégia competitiva, no nível empresarial, que seja um misto entre a diferenciação (dominante nessa empresa, na atualidade) e o custo total mínimo. Esta estratégia seria uma personalização em massa (também denominada produção em massa customizada ou, ainda, mass customization). Talvez, assim, a empresa pudesse enfrentar a elevada concorrência desleal, sem