Estudo de caso
3º. Semestre – 903 Sul
Rosilene Gomes de S. de Paiva
ESTUDO DE CASO
Cargos e Salários
Brasília – DF
2012
Cenário atual da empresa apresenta uma grande rotatividade no seu quadro de funcionários devido a salários baixos, falta de oferta de benefícios e incentivos. Com a perda de funcionários a empresa esta tendo muitas desvantagens em relação: * A força de trabalho - gerando atraso nas atividades a qual não está dando desenvolvimento à empresa; * Altos custos, visto que todo processo de recrutamento, seleção há uma elevada despesa para a empresa a qual está deixando de fazer investimentos para outras atividades relativas Qualidade de vida dos seus funcionários.
Sendo assim, para o cenário futuro recomendo a empresa adotar os processos de gestão para reter esses funcionários, com as seguintes recompensas e desenvolvimento: * Renumeração compatível com o cargo/função e criar planos de cargos e salários, para geração de progressão funcional; * Participação nos lucros ou premiação. * Oferta de plano de saúde e odontológica com possível participação da patrocinadora; * Vale alimentação, conforme valor da praça disponível na região, tendo em vista que os valores que os funcionários recebem hoje não dão para cobrir uma refeição básica; * Auxílio-transporte (próprio da empresa), devido a empresa está localizada onde o transporte é escasso e observando a dificuldades de acesso ao transporte publico e otimizando tempo, assim gerará segurança e qualidade de vida; * Programa de treinamento e capacitação para formar profissionais; * Oferta de bolsa de estudo para o desenvolvimento e formação desse profissional.
Com os benefícios relacionados acima a empresa poderá: obter funcionários com melhor qualidade de vida, melhor qualificação profissional, melhor rendimento, em contrapartida a empresa reterá os funcionários por tempo determinado. Dessa forma, os funcionários estarão