Estudo de caso
Comportamento Respondente (S R):
Ex.: Se batermos com um martelinho (estímulo) logo abaixo do joelho, então a perna "dá um chute no ar" inevitável (resposta).
Comportamento Operante (R C):
Ex.1: Estender o braço, produz a consequência pegar o saleiro (mudança no ambiente: o saleiro passa de um lugar para o outro).
Ex.2: Tocar a campainha, produz a consequência de uma pessoa ir atender.
O comportamento é afetado (controlado) por suas consequências.
Ex.: Se Mariana pedir para Stela lhe fazer um favor e a Stela responde que sim, a probabilidade da Mariana pedir novamente é reforçada. Ou se Stela responde que não, a probabilidade da Mariana pedir novamente é pequena. Sendo assim, dependendo da consequência o comportamento poderá ou não se repetir em situações parecidas. É importante ressaltar que as consequências também mantêm ou diminuem a frequência de comportamentos inadequados.
Ex.: Em um colégio tem um grupo de meninas que se acham melhores que o restante do colégio, logo as outras meninas para entrar no grupo teriam que aguentar uma sessão de tapas no rosto.
Controle do comportamento por suas consequências. O comportamento pode ser controlado por suas consequências, quando o comportamento inadequado é reforçado aumentando a probabilidade desse comportamento se repetir.
Ex.: Quando a criança faz birra querendo alguma coisa e os pais sedem a essa birra dando-lhe o que quer, provavelmente essa criança quando quiser outra coisa vai fazer birra, porque sabe que assim os pais vão dar o q ela quer.
O reforço. E quando a consequência do