estudo de caso
- Planejamento de Negócios: este processo possibilita às empresas integrar seus planos comerciais e financeiros.
A Nintendo com o objetivo de reposicionar-se no mercado e de atender às expectativas dos stakeholders, observando a logística que depende do serviço de distribuição para levar os seus produtos ao consumidor, e também depende dos fornecedores para manter a produção, assim como dos acionistas que entram com os recursos financeiros, essenciais não somente para os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, mas para toda a atividade da empresa. decidiu abrir as portas para que seus produtos pudessem ser comercializados em maior volume. Afinal uma receita maior de vendas logicamente resulta em maiores lucros, o que garantem o retorno esperado pelos acionistas. Já as demandas crescentes pelos produtos, mantém firme os negócios da empresa com os seus fornecedores.
- Feedback e Aprendizado: o feedback e os processos de revisão de foco existentes concentram-se no fato de diagnosticar se a empresa, seus departamentos ou seus empregados, isoladamente, conseguiram alcançar sua metas financeiras orçadas. Com a estratégia de se reposicionar a Nintendo precisou criar produtos que se diferenciassem da concorrência e apresentassem um maior grau de identificação com o público a ser atingido. Foi ai que apostou em seus consoles que tinham uma jogabilidade diferenciada (DS com toque de tela, e Wii com sensor de movimentos), assim como nos jogos que apresentavam uma nova proposta. Como o foco era diversão entre família e amigos, a idéia seria criar jogos que oferecessem um nível de diversão maior quando utilizados coletivamente. A Nintendo adotou algumas estratégias empresariais e corporativas:
Estratégias empresariais
* O Wii Black, já lançado no Japão, agora vem para a Europa para alavancar as vendas do console;
* O lançamento do Wii MotionPlus, que promete uma experiência de jogo com movimentos em tempo real, deve dar continuidade à expansão;