Estudo de caso
A consulta de Enfermagem para acompanhamento de CD (crescimento e desenvolvimento) infantil é uma atividade incorporada as ações de atenção primária à saúde e deve ser realizada sistematicamente acompanhando as etapas do processo de Enfermagem.
Compreende a entrevista para a coleta dos dados o exame físico céfalocaudal, o estabelecimento dos diagnósticos de Enfermagem, a prescrição, a implementação dos cuidados e a orientação das ações relativas aos problemas detectados.
Um acompanhamento de CD bem realizado não se baseia somente na anotação dos dados antropométricos, precisa estar alicerçado em todas as etapas da consulta de Enfermagem.
OBJETIVO
Este estudo de caso tem como objetivo mostrar os dados que podem ser colhidos durante uma consulta de CD e os cuidados de Enfermagem, Diagnóstico e Implementação prestados durante este processo.
METODOLOGIA
Trate-se de uma criança com 02 meses que veio ao Centro de Saúde acompanhada da mãe para consulta de rotina.
Este presente trabalho foi realizado durante o Estágio Curricular II (8º semestre) do Curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Brasília no Centro de Saúde 02 de Ceilândia-DF.
Todos os dados do paciente foram colhidos no momento da consulta de Enfermagem, onde foram realizados também todo o exame físico.
DESENVOLVIMENTO
Paciente TSC, sexo feminino, pardo, 02 meses, fazendo uso exclusivo de leite materno, reside na Ceilândia com pais e uma irmã com boas condições de moradia. Mãe relata que há dias tem observado que a região genital da criança está irritada e mesmo fazendo uso de várias marcas de fraudas descartáveis não obteve melhora, e que criança segue chorosa durante o dia.
Paciente chegou ao Centro de Saúde, acompanhada pela mãe que apresentou o cartão de vacinas em dias da criança e relata assadura ns mesma à aproximadamente 4 dias.
Afebril (36,5°), 130 bpm, 28 rpm,normotensa, 56cm, 4,700kg. Criança se mantém chorosa, pele corada, mãe relata sono tranqüilo.