Estudo de caso
PRÓ-REITORIA DOS CURSOS SEQUENCIAIS – PROSEQ
Núcleo IDJ – Mérithus
Curso:
Disciplina:
Professor:
Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais
Administração de Materiais e Logística Empresarial
Ítalo Costa
Data:
Alunos(as):
Visto do
Professor:
NOTA (N2):
A seguir serão abordadas situações vivenciadas por empresas que, ao adotarem soluções particularizadas para seus problemas logísticos, oferecem exemplos notáveis para estudo.
CASO 1
Num determinado momento de sua história no Brasil, a multinacional americana Avon, a maior empresa de comercialização de cosméticos porta-a-porta do país, deparou-se com os problemas e respectivas soluções relatados a seguir:
Foi verificado que o excesso de formulários de pedidos de produtos, preenchidos incorretamente pelas revendedoras, era uma consequência direta do layout inadequado e complicado do formulário que servia como boletim para entrada de dados do sistema. Tratava-se de um documento de 28 páginas, no qual a revendedora devia assinalar os códigos dos produtos que desejava para atendimento de sua clientela. A quantidade de erros que ocorriam no processamento dos pedidos, frequentemente, levava à insatisfação da revendedora, obrigada a devolver produtos em razão de incorreções na quantidade ou na natureza do pedido. A racionalização de procedimentos e alteração no layout do formulário foi a solução encontrada. A entrada dos dados no sistema, antes realizada manualmente, mediante digitação dos dados do formulário, passou a ser feita automaticamente com auxílio de um scanner e o formulário, que passou por total reformulação, das 28 páginas passou a ter apenas quatro. As consequências decorrentes da mudança se fizeram sentir principalmente pela redução no número de atrasos de atendimento aos pedidos, ou seja, redução no tempo do ciclo do pedido, evidenciando melhoria na logística dos serviços prestados ao cliente.
Foi constatado que uma das