Estudo de caso
O grupo entende que processo decisório não se restringe a simples comunicação. Denota consultar as pessoas, individualmente ou coletivamente, sobre a solução de problemas e melhorias para realização dos processos e procedimentos do trabalho. Assim, as pessoas passam a ter o sentimento de participações com isso apóiam na tomada de decisões.
O conselho de funcionários atua diretamente nas relações humanas do ambiente organizacional, buscando proativamente ações que estimulem os funcionários e demais atores a comprometer-se com os objetivos da organização. O ambiente organizacional deve propiciar um clima favorável à iniciativa e à criatividade, motivando os colaboradores a aproveitarem as oportunidades proporcionadas pela organização.
1.1. DECISÕES INDEPENDENTES.
Essas decisões podem ser tomadas pelo conselho e/ou indivíduos que não ocupam cargo gerencial. Elas não precisam de discussão, informação ou acordo do grupo. São decisões programáveis e prescritivas ( de acordo com métodos e técnicas estabelecidos). São tomadas unilateralmente para acelerar o processo de resolver as situações de rotina.
São decisões aceitas por todos, que apenas seguem os procedimentos de execução conforme orientação. Aqueles que as tomaram não esperam que elas venham a ser questionadas. A maioria é de conteúdo estritamente técnico.
Diante do exposto, o conselho de funcionários da Alphabeta Engenharia deve adotar, neste quesito, as seguintes decisões:
Elaboração de regulamento e manuais técnicos e normativos da empresa em relação a;
Procedimentos jurídicos e legais, como o processo legal de admissão e demissão de funcionários;
Políticas e normas de proteção à saúde, para proporcionar condições adequadas de trabalho seguindo orientações preventivas e corretivas de segurança;
Procedimentos