Estudo de caso
FACULDADE GUAIRACÁ
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
ESTUDO DE CASO
AMEAÇA DE ABORTAMENTO
CANTAGALO
2012
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
FACULDADE GUAIRACÁ
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
ESTUDO DE CASO
AMEAÇA DE ABORTAMENTO
Trabalho apresentado na disciplina de Semi-Internato, do 7º período do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Guairacá.
Professora: Claudia Bahls de Souza.
CANTAGALO
2012
AMEAÇA DE ABORTO
FISIOPATOLOGIA DA DOENÇA
Síndromes hemorrágicas são comuns entre 10% a 15% das gestações, podem representar complicações gestacionais ou agravos ginecológicos concomintantes com o período gravídico, uma das mais comuns na primeira metade da gestação é a ameaça de aborto ou até mesmo o abortamento. O aborto evitável (ameaça de aborto) consiste em corrimento vaginal com sangue que ocorre na primeira metade da gravidez, cerca de 20% das gestantes apresentam sangramento vaginal discreto ou verdadeiro no início da gravidez, dessas gestantes cerca de 50% abortam.
MANIFESTAÇÃO CLINICA
Sangramento vaginal pode variar de algumas gotas de sangue a sangramento intenso. O sangramento pode começar sem nenhum aviso ou apresentar corrimento escuro primeiramente, dor baixo ventre ou secreção abundante proveniente com ou sem sangue e dor pode significar que as membranas se romperam. É possível que não tenha sangramento ou dor, mas o feto tenha morrido e os sintomas da gravidez já não existam mais.
DIAGNÓSTICO E EXAMES COMPLEMENTARES Seu médico pode fazer um exame pélvico para checar o tamanho do útero e a condição do cérvix pedindo um ultrasom para ver se a gravidez está fora do útero ao invés de dentro dele. (A gravidez fora do útero é chamada de gravidez ectópica) ou mostrar se o óvulo nunca se desenvolveu em feto.
FATORES ETIOLOGICOS