Estudo de caso
Dentre os aspectos a serem avaliados, quando da implantação do negócio, destacam-se a análise do mercado e dos concorrentes. mix de produtos, políticas de propaganda, dentre outras. Assim, por exemplo, o empreendedor que deseja atender aos públicos das classes A e B deve instalar-se em pontos nobres da cidade ou shopping centers, contar com produtos de marcas conhecidas e investir na valorização da marca da empresa junto ao mercado. Para atender às classes C e D, são ideais os pontos comerciais mais populares, focando as ações no controle de custos e na oferta de produtos com preços competitivos.
A adequação das características da empresa ao perfil dos consumidores é um dos principais determinantes da sobrevivência do negócio.
Avaliar a quantidade de concorrentes e a forma de atuação deles também é fatores a ser considerados. A identificação de virtudes e problemas enfrentados pela concorrência pode contribuir para o empreendedor moldar sua atuação, a fim de tornar-se mais competitivo.
Neste sentido, podem ser de grande ajuda a leitura de publicações especializadas, as visitas a feiras do setor de confecções, dentre outras ações, que permitam ao empreendedor conhecer as tendências do mercado.
A sazonalidade do mercado, aliada ao surgimento de novas tendências, exige que o empreendedor tenha muito cuidado na realização das compras da empresa e na formação de estoques, para que os artigos adquiridos em uma estação não fiquem encalhados na estação seguinte.
A aquisição de mercadorias deve se dar em consonância com as demandas do mercado. Os representantes das confecções são uma boa fonte de informações acerca dos itens mais demandados pelo mercado, em cada estação.
Promoções ajudam a manter o nível do estoque e evitam o “encalhe” de mercadorias. Ao verificar a redução da demanda por determinada peça, o lojista deve adquirir menores quantidades dela, de modo a reduzir os estoques.
A loja precisa ter fornecedores confiáveis e ágeis, isto é,