Estudo de caso
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MATRIZ SWOT 4
2.2 PLANO DE COMUNICAÇÃO 7
2.3 PROCESSO DE CONTRATAÇÃO 9
2.4 BALANÇO PATRIMONIAL E DRE 13
3 CONCLUSÃO 16
4 REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
Atualmente, as empresas deparam-se com um mercado altamente competitivo, onde conquistar a preferência ou a simpatia dos consumidores não é tarefa fácil. O ambiente muda de maneira rápida e constante e, diante disto, a inovação passa a ser um requisito para a sobrevivência de qualquer empresa. Sendo assim, o desenvolvimento de projetos torna-se uma atividade cada vez mais importante no contexto empresarial, pois possibilita a criação de novos produtos e serviços, ou aperfeiçoando o processo produtivo das organizações, auxiliando-as na busca pela competitividade.
Um projeto é um empreendimento temporário, com data de início e fim, cujo objetivo é criar ou aperfeiçoar um produto ou serviço. Gerenciar um projeto é atuar de forma a atingir os objetivos propostos dentro de parâmetros de qualidade determinados, obedecendo a um planejamento prévio de prazos (cronograma) e custos (orçamento). Ou seja, dadas as metas e as restrições de recursos e tempo, cabe ao gerente de projetos garantir que ele atinja os objetivos propostos. (BARBI, 2009, p. 01)
Outro importante fator abordado por Mundim (2009) no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos é o desafio de gerenciar incertezas envolvidas no projeto. Em função disso, é importante que o gerenciamento de projetos siga uma série de processos que podem auxiliar os gestores na busca pelo sucesso. De acordo com Lima (2009) os processos essenciais ao gerenciamento de projetos são: inicio planejamento, execução, controle e encerramento. Dentro deste contexto, esta atividade interdisciplinar aborda a problemática da empresa “Orion”, onde um projeto de modernização do processo produtivo foi implantando sem prévio planejamento, assim gerando