Educação física nas escolas
O entendimento sobre a cultura corporal no âmbito da Educação Física é o de que essa busca desenvolve uma reflexão pedagógica sobre o acervo de formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas pela expressão corporal: jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímica e outros.
Portanto, o ensino da técnica dos esportes torna-se um elemento fundamental no processo de apreensão do conhecimento em Educação Física, pois, através da sua apropriação, torna-se possível demonstrar que as atividades corporais aperfeiçoaram-se à medida que a prática social humana foi se tornando refinada, resultante dos desafios postos entre o sujeito e a natureza. Para tanto, faz-se necessário entender a importância dos conhecimentos, seja das ciências sociais quanto das ciências naturais, na produção da cultura corporal.
Resumindo, a Educação Física dentro do que propõe é a área do conhecimento que introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento com a finalidade de lazer, de expressão de sentimentos, afetos e emoções, de manutenção e melhoria da saúde. Adotando como estrutura o princípio da inclusão, apontando uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da participação social e da afirmação de valores e princípios democráticos e garantindo a todos a possibilidade de usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das luta e das