Estudo de Caso - Zara Moda Rápida
LUIZ EDUARDO DE OLIVEIRA
ANÁLISE ESCRITA DO CASO: “ZARA MODA RAPIDA”
São Bernardo do Campo
2013
LUIZ EDUARDO DE OLIVEIRA R.M. 12.105.252-6
ANÁLISE ESCRITA DO CASO: “ZARA MODA RÁPIDA”
Trabalho apresentado ao Centro Universitário da FEI para a disciplina NPA110: Logistica Integrada, orientada pelo Prof. Mauro Sampaio .
São Bernardo do Campo
2013
A Zara através de sua controladora a espanhola Inditex (fundado por Amâncio Ortega) possui um modelo de negócio único baseado na vantagem competitiva de sua cadeia de abastecimento. Trata-se de um benchmark mundial em JIT e SCM.
A Zara uma rede de lojas de roupas e acessórios que teve suas primeiras lojas abertas em 1975, onde vendiam se “roupas de moda de qualidade média com preços acessíveis”. A proposta de valor da Inditex é “moda rápida” com uma cadeia de valor que cuida do desenho, fabricação, distribuição e venda de roupas em mais de 6 mil lojas espalhadas em 86 países no mundo. Isto só é possível pelo fato do negócio passou a ser baseado no processo de Quick Response (Graças ao vice-presidente executivo Jose Maria Castellano). Desta maneira a Inditex consegue elaborar em torno de 20 mil novos desenhos por ano, com pelo menos 2 novos modelos por semana por loja e garante que entrega em qualquer lugar do mundo em 24 a 48 horas e nenhuma peça fica mais do que 3 dias nos estoques.
A produção da Zara começa no próprio varejo, e conta com os seguintes passos:
1. Feedback das lojas: informações sobre vendas e comentários qualitativos;
2. Pesquisa de marketing em campus de universidades, boates e outros locais pertinentes;
3. Envio de informações diárias ao “Matriz” da empresa;
4. Na “Matriz”, os gerentes regionais analisam o feedback das lojas;
5. A equipe comercial se reúne com os designers para criar linhas novas e remover as existentes, já decidindo pontos como fabricação, corte e preços do novo vestuário;
6. Os tecidos vêm do estoque próprio;
7. Tingimento